Pix: Tudo que você precisa saber Pix: Tudo que você precisa saber

Pix: Tudo que você precisa saber

A operação oficial do Pix entrou em vigor, por isso fizemos uma curadoria dos nossos conteúdos para você

O Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (Bacen), entrou em operação oficialmente nesta segunda-feira, dia 16. O sistema é um dos principais projetos do Bacen para estimular a competição entre as instituições financeiras.

Com o sistema, é possível fazer transferências bancárias 24 horas por dia nos 365 dias do ano. Para o presidente do Bacen, Roberto Campos Neto, o Pix é a semente de várias iniciativas que estão sendo plantadas no âmbito da democratização digital.

O sistema chega para revolucionar o setor, por isso, fizemos uma curadoria dos nossos conteúdos, em diferentes formatos (artigos e podcast) para você saber tudo sobre o Pix. Confira:

Artigos

Pix: impacto na Gestão do Fluxo de Caixa
Com pouco menos de um mês para início das atividades, o Pix, nova modalidade do Sistema Brasileiro de Pagamentos Instantâneos (SPI), do Banco Central, promete, além de revolucionar o mercado financeiro, um “ponto de virada” na transferência de recursos financeiros. Os benefícios da nova plataforma de Pagamentos Instantâneos não serão restritos apenas a pessoas físicas, mas também impactará nas pessoas jurídicas.

O que você precisa saber sobre o Regulamento do Pix
Com o intuito de fomentar o mercado de pagamentos, o Banco Central do Brasil (Bacen) decidiu instituir e gerir um arranjo de pagamentos próprio que promete transações 24/7 (em todos os dias do ano) e obrigou que instituições de pagamentos e financeiras, que detenham mais de 500 mil contas ativas, participem. Será o fim do DOC e TED?

Pix: Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) e a Conta de Pagamentos Instantâneos (Conta PI)
A novidade é um arranjo de pagamento aberto instituído pelo Bacen. O objetivo da implementação é forçar o processo de eletronização dos pagamentos, aumentar a eficiência no mercado de pagamentos de varejo e viabilizar o desenvolvimento de soluções focadas na experiência do cliente.

A regulamentação do Pix: o arranjo de pagamento do Banco Central
Através do Edital de Consulta Pública nº 76/2020, com prazo para manifestação finalizado no dia 18 deste mês, o Banco Central (Bacen) ofereceu uma boa ideia do que podemos esperar da regulamentação atinente ao sistema de pagamento instantâneo, o arranjo de pagamento do Bacen.

Pix: o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro
O sistema de pagamentos instantâneos é um universo de possibilidades e não está surgindo repentinamente sem um devido preparo do mercado de pagamentos, o qual precisa se adaptar a esta nova e disruptiva forma do usuário se relacionar com o seu dinheiro.

Podcast

O novo episódio do podcast Startup Life traz convidados de peso para falar sobre o Pix: Mariana Cunha e Melo da Quanto, Thaís Canina, Business Development do Nubank, e Alan Aguiar, coordenador de operações de tesouraria e investimentos do Banco Inter.

 

Notícia

Pix pode ter saque em dinheiro neste ano

Dois novos serviços relacionados ao sistema instantâneo de pagamentos foram colocados em Consulta Pública pelo Banco Central (Bacen) nesta segunda-feira, dia 10. Tanto o Pix Saque quanto o Pix Troco possibilitam a retirada de recursos em espécie. A expectativa é que as inovações sejam disponibilizadas aos consumidores no segundo semestre deste ano.