Pix pode ter saque em dinheiro neste ano

Será possível sacar dinheiro em lojas, empresas e bancos 24 horas

Pix pode ter saque em dinheiro neste ano Pix pode ter saque em dinheiro neste ano

Dois novos serviços relacionados ao Pix foram colocados em Consulta Pública pelo Banco Central (Bacen) nesta segunda-feira, dia 10. Tanto o Pix Saque quanto o Pix Troco possibilitam a retirada de recursos em espécie. A expectativa é que as inovações sejam disponibilizadas aos consumidores no segundo semestre deste ano.

A diferença entre as opções é que o Pix Saque trata-se de uma transação exclusivamente para saque, já o Pix Troco está relacionado a uma compra ou prestação de serviço. O objetivo das inovações é trazer mais conveniência aos usuários e ampliar a capilaridade do serviço de saque.

As funções também ampliam a competição, uma vez que proporcionam melhores condições de oferta e de precificação dos serviços de saques, principalmente pelas instituições digitais e todas as demais instituições que não contam com rede própria de agências ou de ATMs. 

Segundo o Bacen, será possível sacar dinheiro em lojas, empresas e bancos 24 horas que tenham celebrado contrato com instituição financeira ou de pagamento. Além disso, os próprios bancos poderão oferecer o Pix Saque em suas redes de caixas eletrônicos. 

As instituições participantes do Pix e os agentes de saque devem definir em contrato bilateral as condições para a prestação do serviço. Desta forma, os estabelecimentos comerciais e demais agentes de saque poderão optar por ofertar apenas Pix Saque, Pix Troco ou ambos, bem como dias e períodos que pretendem disponibilizar o serviço.

Proposta – O texto proposto em Consulta Pública prevê que os usuários poderão realizar quatro saques gratuitos por mês, somando entre Pix Saque e Pix Troco. A partir da quinta transação, as instituições financeiras ou de pagamentos detentoras da conta do sacador poderão cobrar uma tarifa pela transação. Entretanto, o usuário não poderá ser cobrado diretamente pelo agente de saque.

O Bacen recomenda, ainda, que seja estabelecido um limite de valor máximo para saque por dia, e sugere o valor de R$ 500. 

Para saque ou receber o troco, o usuário terá a mesma experiência de um pagamento via Pix: a partir da leitura de um QR Code, será autenticado o pagamento e dado o comando de transferência. Então, o usuário receberá o correspondente valor em dinheiro em espécie. Segundo o Bacen, todas as pessoas que tiverem conta em uma das instituições participantes do Pix poderão utilizar os serviços. 

As regras estão submetidas a contribuições da população e serão aperfeiçoadas após o processamento das sugestões recebidas por meio da Consulta Pública. O prazo para propostas e sugestões encerra no dia 9 de junho deste ano.

Fonte: Banco Central. Foto: Divulgação.

 

PODCAST

Vida de CFO