O Mercado fitness é um dos setores que mais cresceu na última década no Brasil e no mundo. Parte desse crescimento está relacionada à conscientização sobre hábitos saudáveis e na busca por maior qualidade de vida.
Se de um lado há cada vez mais pessoas em busca de saúde, bem-estar e estética, do outro existe um oceano de possibilidades de negócios nos mais diferentes nichos. De acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o Brasil tornou-se o terceiro maior mercado fitness das Américas em 2019. O país atingiu a marca de US$ 2,1 bilhões no período.
Os brasileiros conheceram o mercado fitness na década de 1950, entretanto era restrito o acesso. Esse panorama começou a mudar nos anos 90, com a popularização das academias, mas foi somente em 2017 que houve um boom no setor. Segundo o CEO do Next Fit, Douglas Waltricke, o número de academias era 35 mil há seis anos. Hoje, o número mais que dobrou, já são 80 mil negócios fitness no Brasil.
É possível atribuir à tecnologia grande parte desse crescimento exponencial. Soluções inovadoras que trazem consigo tecnologias embarcadas ajudando tanto quem pratica atividades físicas, como por exemplo análises de condicionamento físico e performance, quanto os donos dos negócios em relação a gestão, administração e retenção de clientes – como é o caso do Next Fit.
Ouça o episódio completo e veja como a tecnologia está revolucionando o mundo fitness.
Este podcast é produzido por Silva Lopes Advogados.