Zapay solicita cancelamento da licença para atuar como instituição de pagamento

A fintech havia sido autorizada pelo Bacen para atuação como IP há menos de dois meses

Zapay solicita cancelamento da licença para atuar como instituição de pagamento Zapay solicita cancelamento da licença para atuar como instituição de pagamento

Há menos de dois meses após ser autorizada pelo Banco Central (Bacen) para operar como instituição de pagamento (IP), a Zapay, fintech voltada para proprietários de veículos, pediu o cancelamento da sua licença. O requerimento foi comunicado através de publicação no site da autoridade monetária, o motivo da desistência não foi divulgado e a empresa não se pronunciou a respeito. 

A Zapay foi fundada em 2017 em Brasília, Distrito Federal e possibilita consultar débitos de trânsito e parcelamentos de multas, licenciamentos e IPVA, atualmente é conveniada a 25 Detrans de todas as regiões. Desde janeiro de 2023 a companhia é credenciada na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o que permite o parcelamento de débitos veiculares em todo o país. 

Apesar do atual crescimento significativo no número de instituições reguladas, observa-se o surgimento de casos de solicitações de cancelamento da licença, nos últimos 12 meses foram constatados 7 pedidos deste tipo. Segundo especialista da área, essa situação ocorre muito provavelmente em decorrência dos custos para manter uma instituição regulada em operação. 

Fonte: Finsiders. Foto: Divulgação.