Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, desenvolveram um robô de quatro patas, semelhante a um cachorro, que utiliza inteligência artificial (IA) e promete exercer futuramente a função de cão-guia. O RoboGuide é equipado com uma série de sensores, permitindo-o mapear e avaliar o ambiente em seu redor.
Além disso, ele é capaz de entender a fala e fornecer respostas verbais. Seu software, desenvolvido pela equipe, possibilita o robô aprender rotas entre locais e interpretar dados dos sensores em tempo real para evitar obstáculos móveis enquanto guia o humano. O projeto está sendo conduzido pelo doutor em robótica Olaoluwa Popoola, que afirma que tecnologias assistivas apresentam potencial para proporcionar maior independência às pessoas cegas ou com visão parcial.
O RoboGuide foi apresentado no Centro de Pesquisa Avançada Mazumdar-Shaw da universidade e conta com o apoio do Forth Valley Sensory Centre Trust (FVSC) e do Royal National Institute of Blind People (RNIB). Em dezembro, ele foi testado pela primeira vez com voluntários dessas organizações no Museu Hunteriano em Glasgow. A ideia é comercializá-lo nos próximos anos em um versão mais completa.
Fonte: Redação Byte. Foto: Divulgação.