A Toyota Research Institute, instituto de pesquisa da Toyota apresentou um robô andróide que adota abordagem humana para interagir com o mundo. Inspirado no conceito japonês que transmite suavidade e resiliência, ele se chama Punyo e utiliza o corpo todo, como peito, quadris e braços, para carregar e manipular objetos.
Punyo utiliza um suéter exclusivo de material aderente equipado com sensores táteis que permitem o robô “sentir” com o que está interagindo e melhorar sua capacidade de manusear os itens. Seus braços apresentam uma série de bóias cheias de ar que podem ser ajustadas em pressão para atingir o nível certo de rigidez. Nas extremidades dos braços possui “patas”, bolhas únicas de látex de alta fricção com câmeras internas.
Os pesquisadores da Toyota estão utilizando processos de aprendizagem de teleoperação e inteligência artificial a fim de treinar o Punyo, capacitando a máquina a manusear de forma eficaz uma série de diversos objetos grandes. Em postagem, o instituto compartilhou um vídeo mostrando detalhes do robô e demonstrações de como ele executa as tarefas.
Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.