O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou uma campanha com foco no combate à desinformação em suas redes sociais. A novidade foi anunciada na última segunda-feira, dia 1º de abril, conhecido popularmente como o “dia da mentira”. O projeto tem como objetivo explicar o que são fake news e como a população pode enfrentá-las.
Segundo o STF, combater a desinformação é fundamental para garantir a democracia. A primeira publicação do programa ressalta a importância de checar as fontes do conteúdo a fim de confirmar sua veracidade e destaca que se o usuário estiver na dúvida, não deve compartilhar. O post traz seis pontos incentivando os internautas a buscarem a informação em mais de um veículo de comunicação.
Além disso, o STF pontua que é necessário ler todo o conteúdo das notícias de forma cuidadosa, buscando identificar incoerências, a postagem recomenda ainda confiar nas instituições democráticas. A campanha publicará também vídeos com dicas para identificação de deepfakes, técnica para manipular imagens através de inteligência artificial.
Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação STF.