A Secretaria da Saúde lançou um guia rápido contendo orientações destinadas a profissionais voluntários para atuação nos serviços de saúde em emergências por desastres. O material foi elaborado pelo Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde do Servidor (Proser), como forma de dar apoio ao trabalho realizado por profissionais nos abrigos no Rio Grande do Sul, que enfrenta enchentes em diversos municípios.
O conteúdo aborda a importância do voluntário organizar a própria logística, compreender a necessidade do serviço voluntário que prestará no local desejado e estar em sintonia com a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), através da interlocução com as secretarias municipais. A proposta é que o trabalho seja realizado de maneira integrada.
O guia traz ainda as principais condições de saúde que podem se desenvolver em situações de calamidade como a que o RS se encontra e recomendações de primeiros cuidados psicológicos, em consonância com o guia de Primeiros Socorros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para conferir o guia você pode clicar aqui.
Fonte: Governo RS. Foto: Divulgação.