Primeiros testes de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical são realizados em Nova York

A aeronave é capaz de transportar quatro passageiros e chega até 320 km/h

Primeiros testes de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical são realizados em Nova York Primeiros testes de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical são realizados em Nova York

Foram realizados em Nova York, nos EUA, os primeiros testes de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (VTOLs), a empresa responsável por trás do voo bem sucedido e marco no avanço da tecnologia foi a Joby Aviation. Outras empresas já vem correndo contra o tempo para materializar esse meio de transporte, conhecido popularmente como “carros voadores”.

Os VTOLs apresentam uma característica muito vantajosa, que é sua operação livre de querosene de aviação, usada por helicópteros, assim promovendo a redução de gases poluentes e também oferecendo voos mais silenciosos. A aeronave da Joby Aviation pode transportar quatro passageiros e um piloto, atingindo a velocidade máxima de 320 km/h, capaz de diminuir significativamente o tempo de trajeto, principalmente em horários de pico com engarrafamento. 

Com a expectativa de iniciar as primeiras viagens comerciais em 2025, a empresa já identificou uma parceria estratégica com a Delta Airlines para disponibilizar serviços de táxi aéreo utilizando as novas aeronaves na cidade de Nova York. Foram realizados testes também do Volocopter, com capacidade para transportar um passageiro e um piloto, na velocidade máxima de 110 km/h. 

Ambos os testes aconteceram no dia 13 de novembro, decolando do heliporto no centro de Manhattan, com a presença do prefeito da cidade, Eric Adams. Ele destacou a questão da redução de ruídos durante a viagem e a influência na melhoria da vida urbana. 

Fonte: Terra. Foto: Divulgação.