Dois brasileiros lideraram estudos de uma parceria da Universidade de São Paulo (USP) com a Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo. A pesquisa, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), possibilitou a redução de cerca de 65% dos ruídos gerados pela geração atual de jatos comerciais da Embraer, E2.
Os pesquisadores responsáveis pela diminuição do barulho em jatos são Fernando Catalano e Micael Carmo. Catalano é professor e diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), já Carmo é gerente sênior de Interiores, Ruído e Vibração da Embraer. Eles estão entre os finalistas do prêmio European Inventor Award 2024, na categoria de países não pertencentes ao Escritório Europeu de Patentes (EPO), mas que possuem criações patenteadas no continente.
O projeto foi selecionado dentre mais 550 inscrições feitas por 75 países. O prêmio de inovação, realizado pelo EPO, é um dos mais renomados da Europa. A cerimônia de premiação vai acontecer em Malta, no dia 9 de julho, contando com transmissão ao vivo no site do EPO. Há ainda uma votação para o Prêmio Popular, interessados em participar podem votar através deste link.
Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.