Segundo pesquisa realizada pela Resultados Digitais, companhia que desenvolve softwares para marketing e vendas, apontou que apenas 4% das pequenas e médias empresas (PMEs) atendem a 100% dos requisitos exigidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A lei entrou em vigor desde setembro deste ano.
O estudo foi realizado no início deste mês e analisou mais de mil PMEs de diversos segmentos. Cerca 45% dos entrevistados revelaram estar trabalhando para cumprir as exigências, outros 35% afirmaram já ter lido sobre o assunto, mas que ainda não tomaram nenhuma atitude prática. 16% dos respondentes não sabem do que trata a LGPD.
A análise também apontou que 35% das empresas consideram-se preparadas para os requisitos da LGPD, já 65% reconheceram que não alinhados com a LGPD.
Entraves – Para as PMEs entrevistadas, a maior dificuldades é encontrar informações completas e objetivas sobre o assunto, disseram 48% dos entrevistados.
Já para 20% acreditam que a falta de acesso a ferramentas para fazer a adequação é o principal entrave, enquanto outros 13% culparam a falta de conhecimento técnico da equipe jurídica. Para apenas 8% das PMEs o principal problema é a escassez de recursos para se adequar à LGPD.
Embora apontem dificuldades de adequação, para 48% dos empresários acreditam que a LGPD terá um impacto positivo nos negócios. Para 24% dos entrevistados, o efeito será “muito positivo”, enquanto 16% acreditam que a nova lei é irrelevante para os negócios. Cerca de 10% avaliaram o impacto como negativo.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Foto: Divulgação.
PODCAST STARTUP LIFE:
LGPD e suas Polêmicas (com Daniela Froener e Gustavo Barcellos)