17 startups podem alcançar o status de unicórnio no Brasil. O título é concedido a empresa de base tecnológica com avaliação de mercado igual ou superior à US$ 1 bilhão. Atualmente, o país conta com 11 unicórnios: 99, Nubank, Movile, Gympass, Loggi, Quinto Andar, Ebanx, Wildlife, Loft, VTEX e Creditas.
Para identificar quais startups estão próximas de alcançar a sonhada marca, a empresa de pesquisa em inovação Tracxn analisou mais de 4,8 mil empresas brasileiras de tecnologia e inovação. Entre os pontos analisados estão tamanho de mercado, investimentos captados com players importantes do ecossistema, excelência em execução e projeções de crescimento.
Chamadas pela Tracxn de soonicorns, as startups que podem viram unicórnios possuem uma avaliação de mercado em “poucas centenas de milhões de dólares”. Essas empresas possuem como característica em comum a superação do estágio de ideação, o alcance de pontos de inflexão importantes na sua avaliação de mercado e, agora, seguem na jornada para se tornar unicórnios nos próximos anos.
O setor financeiro é o que mais se destaca na lista da Tracxn. Outros segmentos que marcam presença na pesquisa são e-commerce e transporte. Confira a lista completa das startups de possíveis unicórnios brasileiros:
C6
CargoX
Conta Azul
Creditas
Estapar
Guiabolso
Hurb
MadeiraMadeira
Neon
Nuvemshop
Olist
RecargaPay
Solinftec
Superlógica
Take Blip
Taranis
Tembici
UOL
Fonte: InfoMoney. Foto: Divulgação.
PODCAST
Formação de time e cultura [com Juliano Murlick (Triider), Pedro Flach (ThoughtWorks) e Lilian Natal (Distrito)]