A Microsoft violou as regras antitruste da União Europeia ao vincular sua plataforma de videoconferências Teams a pacotes de apps de produtividade da empresa, como Office 365 e o Microsoft 365. A comissão suspeita que a prática pode dar vantagens de distribuição à companhia, restringindo a concorrência de empresas como Slack e Zoom.
“Estamos preocupados que a Microsoft possa estar dando ao seu próprio produto de comunicação Teams uma vantagem indevida sobre os concorrentes, vinculando-o às suas populares suítes de produtividade para empresas”, informou Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da comissão para política de concorrência.
O órgão abriu investigação antitruste contra a Microsoft em julho de 2023, dois anos após reclamações do Slack. Na época, a Microsoft realizou alterações para evitar penalidades, como ofertar pacotes de software sem Teams para usuários da Europa, mas a comissão disse na terça-feira, dia 25, que as mudanças não são suficientes para resolver.
A Microsoft agora pode precisar responder às acusações e enfrentar multas que representam até 10% de sua receita global anual. O comunicado da Comissão Europeia acontece um dia após o órgão acusar a Apple de violar a Lei de Mercados Digitais, novo conjunto de normas de concorrência digital do bloco.
Fonte: Estadão Conteúdo. Foto Divulgação.