As operações de TEC (Transferência Especial de Crédito) e de DOC (Documento de Ordem de Crédito) serão descontinuadas, deixando de existir nesta quinta-feira, dia 29 de fevereiro. A decisão foi debatida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com os 114 bancos associados e aprovada em maio de 2023, levando em consideração a falta de interesse da população no serviço e o custo-benefício aos clientes.
De acordo com dados do Banco Central e levantamento da Febraban, as transações via DOC no primeiro semestre do último ano somaram 18,3 milhões de operações, representando apenas 0,05% do total de operações realizadas em 2023. Os clientes priorizam cada vez mais o uso do Pix, que além de ser instantâneo, é gratuito, a modalidade é a preferida dos brasileiros.
O encerramento dos meios de transferência começou no dia 15 de janeiro deste ano, data limite para os bancos oferecerem aos clientes o serviço de emissão e agendamento do DOC, as transações puderam ser agendadas até esta quinta-feira, 29. As operações de Transferência Eletrônica Disponível (TED) continuarão disponíveis.
Fonte: Folha de São Paulo. Foto: Divulgação.