A OpenAI, dona do ChatGPT, flagrou grupos da Rússia, China, Irã e Israel usando sua tecnologia para tentar influenciar o discurso político em todo o mundo. Através do chatbot, os grupos traduziram publicações para vários idiomas e criaram um software que os ajudou a publicar automaticamente nas mídias sociais. A bigtech removeu as contas associadas a operações de propaganda política.
O pesquisador principal da equipe de inteligência e investigações da OpenAI, Ben Nimmo, disse que nenhum dos grupos conseguiu obter muita força com as publicações, tendo em vista que as contas de mídia social associadas a eles alcançavam poucos usuários e seguidores. Nimmo ressaltou que é possível que outros grupos ainda estejam usando as ferramentas da OpenAI sem o conhecimento da empresa.
Devido a capacidade de gerar textos, imagens e até mesmo vídeos realistas com inteligência artificial, as empresas de tecnologia vem anunciando medidas e ferramentas para evitar a disseminação de fake news e deepfakes, especialmente, em meio às eleições que acontecem em diversos países este ano. Uma delas é o desenvolvimento de uma tecnologia para identificar conteúdos manipulados por IA.
Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.