O CEO da Nvidia, Jensen Huang, esteve presente no centro de convenções do hotel Venetian, em Las Vegas, no evento da HP para anunciar o lançamento de um computador científico com inteligência artificial (IA), desenvolvido em uma parceria entre as companhias. Os dispositivos terão acesso automático à maior biblioteca científica de dados do mundo, a Pandas, utilizada por mais de 10 milhões de pesquisadores.
Huang divulgou a notícia com ótimas expectativas e destacou que “até hoje, os cientistas sofriam para processar os dados em largos modelos de linguagem ligados à nuvem” “Podia demorar horas, ou até mesmo dias. Agora tudo é feito em minutos. Com isso, vamos facilitar os avanços científicos no planeta, e nada pode ser mais importante”, complementou o executivo.
Ele ainda afirmou que a partir de agora os outros computadores existentes se tornam obsoletos. “As novas máquinas são revolucionárias, mas também muito divertidas. O software e as aplicações que elas são capazes de rodar são totalmente diferentes do que estamos acostumados. É o renascimento do personal computer”, ressaltou.
As unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia permitiram o avanço de aplicações da inteligência artificial em diferentes indústrias nos últimos dois anos e a marca vem se consolidando e ganhando cada vez mais destaque no segmento. Agora, Huang quer conquistar o mercado de computadores com capacidade para armazenar enormes bibliotecas de dados.
Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.