O Nubank está ampliando seu portfólio de ofertas e operações para clientes pessoa jurídica (PJ), passando a oferecer empréstimos às empresas. O objetivo é usar o mesmo modelo usado para pessoa física, concedendo inicialmente empréstimos sem garantia e posteriormente ampliar para novos produtos de crédito consignado.
A companhia é um dos maiores bancos digitais do Brasil e já conta com mais de 4 milhões de clientes pessoa jurídica, segmento que passou a atender em 2019, com o lançamento da conta corrente. Atualmente o Nubank possui uma gama diversificada de serviços voltadas para empresas e agora amplia ainda mais suas operações com o capital de giro sem garantia.
De acordo com a CEO da companhia, Livia Chanes, a oferta partiu da dificuldade de micro e pequenas empresas conseguirem acesso ao crédito. “Enxergamos que temos um modelo de negócio mais eficiente, podemos passar nosso aprendizado de gestão de crédito para pessoa jurídica e para organizar a vida financeira no geral”, detalha a executiva.
Não foram divulgadas as taxas para o serviço, mas a precificação será conforme a leitura de risco. Além da novidade, o Nubank anunciou outras três novas funcionalidades para clientes PJ: acesso compartilhado, permitindo a adição de outras pessoas para consulta e gestão da conta da empresa; acesso web para verificação de saldo e extrato; e emissão de notas fiscais, produto em fase de teste para clientes do estado de São Paulo.
“Estamos acelerando porque vimos potencial de adoção dos clientes. É um negócio bom porque, com todas as limitações de acesso ao crédito, as pequenas e médias empresas representam de 30 a 35% do pool de lucro da indústria financeira, explica Chanes. “Não tem como a gente se propor a ser o banco dos brasileiros e estar defasado para essa faixa importante da nossa base”.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Foto: Divulgação.