Nubank anuncia testes de empréstimo consignado com servidores públicos federais

Nova oferta de empréstimo, batizada de NuConsignado, elimina a figura de intermediários em experiência 100% digital

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Nesta terça-feira, dia 21, o Nubank anunciou a ampliação de testes para a oferta de empréstimo consignado, o NuConsignado. Nesta primeira fase, uma parcela de clientes no Brasil que são servidores públicos federais poderão contratar o serviço diretamente pelo aplicativo do Nubank em fluxo 100% digitalizado.

Com a experiência do NuConsignado, o servidor público federal conseguirá simular o empréstimo com transparência das taxas e custo efetivo total (CET), além de poder contratá-lo sem participação de intermediários. O Nubank irá praticar taxas variadas de acordo com o perfil do cliente e os resultados do período de teste. Nesta modalidade de consignação, o valor da parcela do empréstimo contratado com o custo efetivo total (CET) é deduzido diretamente da folha de pagamento dos servidores públicos federais.

“Ao mesmo tempo que o empréstimo consignado é uma forma segura e mais vantajosa de acesso a crédito pela população, ele é marcado historicamente por uma jornada de dificuldades, com processos burocráticos, tarifas escondidas e diversos casos de práticas abusivas por parte de intermediários. Com o jeito Nubank, estamos dando o primeiro passo para transformar o mercado de consignação e facilitar a vida do cliente, desde a consideração pelo empréstimo, passando pelo gerenciamento dele, até a quitação das parcelas”, afirma a líder das operações do Nubank no Brasil, Livia Chanes.

O período de testes do Nubank com o empréstimo consignado para servidores públicos federais deve perdurar ao longo deste primeiro semestre para então ampliar a disponibilidade do produto entre esse público.

Crédito responsável – Além da entrada no mercado de empréstimo consignado, o Nubank tem expandido a oferta de crédito responsável (securitizado ou não), em que o cliente tem seus investimentos como garantia. Em novembro do ano passado, anunciou uma primeira versão de produto nesta modalidade em que a garantia vem de aplicações de clientes elegíveis ao empréstimo na função Resgate Planejado, cujos valores seguem rendendo

“A nossa visão para o NuConsignado combina a segurança e simplicidade oferecidas ao cliente com o crescimento do Nubank em seus quase dez anos desde o início das operações. Vamos ampliar a oferta de crédito de modo sustentável para o nosso negócio e estreitar ainda mais as relações com uma parcela significativa da nossa base”, ressalta Livia

Com base em dados do Banco Central do Brasil de janeiro deste ano, a UBS produziu relatório que posiciona o Nubank como a terceira maior instituição no país em número de clientes de empréstimos acima de R$ 200,00 e a primeira entre as fintechs. A penetração de crédito (clientes com empréstimo sobre o total de clientes) da empresa é de 53%, 38pp mais alto em relação à fintech que está em segundo lugar.

Novo CTO –  A fintech também anunciou seu novo CTO e head de Plataformas Globais. Com amplo conhecimento das áreas de negócios e tecnologia da empresa, Vitor Olivier irá liderar os esforços para manter as operações do Nubank escalando de forma eficiente internacionalmente, atendendo a quase 75 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia, e com portfólio crescente.Olivier ingressou na empresa em 2014 como engenheiro de software, quando os fundadores do Nubank, juntamente com um pequeno grupo de pessoas, começaram a transformar a indústria financeira a partir de uma casa no bairro do Brooklin, em São Paulo. Desde então, ajudou a construir alguns dos principais serviços, como cartão de crédito, conta, além das áreas de cobrança, finanças e fraude. Vitor liderou também o negócio de Operations Platforms de 2020 a 2022, e atuou como Chief People Officer, na gestão de pessoas e cultura da empresa por cerca de um ano.

Foto: Divulgação.