Neurotech lança solução de cobrança com tecnologia GPT

Collection Intelligence personaliza mensageria de forma automatizada abordando cada cliente de acordo com seus micro momentos

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A Neurotech acaba de anunciar o lançamento de uma solução voltada para o mercado de cobrança que trabalha baseada em inteligência artificial generativa, semelhante ao ChatGPT. A Collection Intelligence permite que as empresas abordem os devedores de forma automatizada e, ao mesmo tempo, individualizada, tanto com relação às condições de negociação, quanto a sugestão dos canais de comunicação mais adequados e também usando o tipo de mensageria mais eficiente para cada perfil.

Ao receber a lista de devedores de seus clientes contendo o valor da dívida, o período de atraso e outras informações, a Neurotech enriquece essa base utilizando dados externos extraídos do lago de dados da própria empresa, associado ao hub de informações disponibilizado pelo seu ecossistema de parceiros. 

A partir de um conjunto de possíveis ofertas definidas pelo contratante, a solução sugere o tipo de negociação que tem mais aderência e aumenta a chance de pagamento para cada perfil, podendo ser desde um desconto reduzido (para clientes com alta probabilidade de pagar), refinanciamento, (padrão médio) ou descontos agressivos (para consumidores com baixa probabilidade de quitação).

Finalmente, após todo esse refinamento da abordagem, a ferramenta sugere ainda o canal de comunicação mais adequado para falar com cada tipo de pessoa, podendo ser desde o moderno Chat até a tradicional carta, passando por telefone, e-mail e WhatsApp, entre outros. 

“Uma vez decidida toda esta jornada, essas informações são enviadas para nosso algoritmo dotado de uma IA generativa proprietária que constrói uma mensageria específica para cada indivíduo. Se a pessoa tem hábitos mais formais, a comunicação vai ser um pouco mais formal. Se, pelo contrário, uma pessoa é mais informal, assim vai ser a abordagem. Se ele acabou de ter um filho, isso vai ser levado em consideração. Se acabou de se casar, também. Com isso, a indústria de cobrança deixa de falar em clusters de clientes e passa a tratar pessoas como cada pessoa verdadeiramente é”, afirma o sócio fundador e Vice-Presidente de Produtos da Neurotech, Rodrigo Cunha.

Segundo ele, trabalhando desta forma a Neurotech tem conseguido alcançar índices de engajamento entre 25% e 40% superiores em relação aos métodos tradicionais utilizados para este tipo de serviço nos primeiros testes operacionais. “Engajamento neste caso significa mais devedores que respondem a um SMS enviado, interagem com um e-mail para fazer uma promessa de renegociação de dívida, ou efetivam a quitação do débito propriamente dita”, afirma.

Cunha ressalta que a empresa optou por utilizar uma rede pré-treinada de IA generativa desenvolvida pela própria Neurotech ao invés de usar soluções de mercado, como o ChatGPT, por exemplo. A decisão visa garantir a confidencialidade dos dados.

“Com a experiência de mais de 20 anos no mercado, a Neurotech foi uma das pioneiras no uso de redes neurais no país e acompanhou toda a evolução deste tipo de tecnologia. Agora que surge essa terceira geração da Inteligência Artificial, é gratificante verificar que continuamos na vanguarda pois já temos um produto rodando totalmente alinhado com estes novos conceitos”, conclui.

Foto: Divulgação.