A Neuralink, companhia neurotecnológica fundada por Elon Musk, realizou o primeiro implante de chip em cérebro humano, seu produto chamado “Telepathy” que tem como objetivo permitir que uma pessoa controle um telefone ou computador apenas pensando. A empresa recebeu aprovação da Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador americano para medicamentos e alimentos, para iniciar testes em humanos em maio do ano passado.
“O dispositivo foi projetado para interpretar a atividade neural de uma pessoa, de modo que ela possa operar um computador ou smartphone simplesmente com a intenção de se mover – não são necessários fios ou movimentos físicos”, explicou a empresa. O implante aconteceu no dia 28 de janeiro, entretanto, não foram divulgados detalhes sobre quem recebeu o dispositivo ou se ele estava funcionando devidamente.
Em post no X, Musk disse que “Os usuários iniciais serão aqueles que perderam o uso de seus membros”. O site da Starlink está recrutando para realização dos primeiros testes, pessoas com uso limitado ou sem uso das duas mãos devido a uma lesão na medula espinhal cervical, ou à esclerose lateral amiotrófica.
Fonte: Estadão Conteúdo / The New York Times. Foto: Divulgação.