A SpaceX lançou seu foguete Falcon 9 à Estação Espacial Internacional (ISS), para iniciar uma missão científica de seis meses na órbita da Terra, na madrugada de segunda-feira, dia 4. A espaçonave decolou com segurança do Centro Espacial Kennedy da Nasa, em Cabo Canaveral, Flórida, transportando três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo.
A missão Crew-8 marca o 13º voo tripulado da SpaceX no geral e o oitavo operacional da Nasa como parte do Programa de Tripulação Comercial. Os tripulantes, Matthew Dominick (comandante), Michael Barratt (piloto), Jeannette Epps e Alexander Grebenkin (especialistas em missões), devem chegar à estação espacial na manhã de terça-feira, dia 5, após um voo de 16 horas.
A expectativa é que a Tripulação 8 permaneça a bordo da estação espacial até o final de agosto deste ano, realizando coletivamente cerca de 250 experimentos no ambiente de microgravidade da plataforma orbital. A ISS tem sido continuamente operada por um consórcio liderado pelos EUA e pela Rússia, incluindo Canadá, Japão e 11 países europeus.
Fonte: CNN Brasil. Foto: Divulgação.