NASA divulga imagens de satélite mostrando a situação do Rio Grande do Sul após enchentes

As imagens permitem comparar o antes e depois da catástrofe climática

NASA divulga imagens de satélite mostrando a situação do Rio Grande do Sul após enchentes NASA divulga imagens de satélite mostrando a situação do Rio Grande do Sul após enchentes

A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) divulgou imagens aéreas, captadas por satélites, revelando o estado atual e mostrando a dimensão da tragédia meteorológica que o Rio Grande do Sul enfrenta desde a semana passada. A organização publicou duas imagens da região metropolitana de Porto Alegre, que permite comparar o antes e depois das enchentes, uma imagem é do dia 20 de abril e a outra do dia 6 de maio, nesta semana.

A imagem mais recente mostra os rios Jacuí, Sinos e Caí inundados, com a água extravasando por uma área extensa a partir dos leitos. As águas barrentas chegam ao lago Guaíba e à lagoa dos Patos. Outra imagem divulgada mostra a vista aérea do Centro Histórico de Porto Alegre, do aeroporto Salgado Filho e dos estádios do Grêmio e Internacional.

Características que chamam atenção ao observar as imagens são os rios invadindo a cidade e a diferença gritante de coloração da água.O nível do Rio Guaíba passou de 5 metros pela primeira vez na história e o evento foi considerado a maior catástrofe do estado, afetando mais de 400 municípios e deixando milhares de pessoas desabrigadas.

Fonte: CNN Brasil. Foto: Divulgação.