Microsoft e Quatinuum afirmam avanço na computação quântica

As companhias deram mais um passo para possibilitar a comercialização de computadores quânticos

Microsoft e Quatinuum afirmam avanço na computação quântica Microsoft e Quatinuum afirmam avanço na computação quântica

A Microsoft e a Quatinuum confirmaram ter avançado em mais um passo fundamental para viabilizar a comercialização dos computadores quânticos, tornando-os mais confiáveis. Atualmente, diversas gigantes da tecnologia correm para aperfeiçoar a computação quântica, essas máquinas são capazes de realizar cálculos científicos viáveis ​​que poderiam levar milhões de anos com os computadores clássicos de hoje.

Os computadores quânticos possuem uma unidade essencial chamada “quibt”, rápida, porém meticulosa, podendo produzir erros de dados. Para solucionar isto, pesquisadores quânticos muitas vezes constroem mais qubits físicos do que o necessário e usam técnicas de correção de erros para produzir um número menor de qubits confiáveis ​​e úteis. A Microsoft e a Quatinuum afirmam ter feito um grande avanço no campo. 

A Microsoft aplicou um algoritmo de correção de erros que escreveu nos qubits físicos do Quantinuum, produzindo cerca de quatro qubits confiáveis ​​de 30 físicos. Segundo Jason Zader, vice-presidente executivo de missões estratégicas e tecnologias da Microsoft, a empresa acredita que esta é a melhor proporção de qubits confiáveis ​​de um chip quântico já mostrada.

“Realizamos mais de 14 mil experimentos individuais sem um único erro. Isso é até 800 vezes melhor do que qualquer coisa já registrada”, destacou Zander, em entrevista à Reuters. A Microsoft destacou que essa foi a primeira vez que isso foi alcançado. 

Fonte: Forbes. Foto: Divulgação.