A Meta, responsável pelo Instagram e Facebook, começou nesta semana a utilizar as publicações abertas de usuários das redes sociais para treinar modelos de inteligência artificial (IA). No Brasil a bigtech atende às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), possibilitando que os usuários se opunham à nova política e solicitem que seus posts não sejam usados no treinamento e desenvolvimento da tecnologia.
A opção é uma forma útil de permitir que usuários das plataformas mantenham a privacidade dos seus conteúdos. Entretanto, nos Estados Unidos a alternativa de se opor a política de privacidade e configurar o app para não usar os posts para treinamento de IA não está disponível.
Para desativar a opção, o usuário precisa acessar a nova aba de política de privacidade na configuração dos aplicativos, clicar em “Como a Meta utiliza informações para recursos e modelos de inteligência artificial generativa” e escolher a opção “direito de se opor”, depois é necessário preencher um formulário e esperar a confirmação da Meta, que leva alguns minutos.
Fonte: Folha de São Paulo. Foto: Divulgação.