Justiça determina que Google suspenda postagens com discurso de ódio

A medida inclui postagens específicas veiculadas no YouTube

Justiça determina que Google suspenda postagens com discurso de ódio Justiça determina que Google suspenda postagens com discurso de ódio

A Justiça Federal atendeu parcialmente a pedidos do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU) e determinou a suspensão de postagens veiculadas por policiais que disseminam discursos de ódio em programas de podcast e videocast no YouTube. Além da exclusão imediata de conteúdos, o MPF e a DPU também solicitaram  a fiscalização e moderação, pelo Google, do conteúdo publicado em canais específicos, como Copcast, Fala Glauber, Café com a Polícia e Danilsosnider.

O objetivo é que a companhia implemente um planejamento que permita a análise contínua do conteúdo e a rápida exclusão de material discriminatório. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do MPF no Rio de Janeiro iniciou a investigação por meio de um inquérito civil, após reportagens do Ponte Jornalismo, um site de jornalismo independente, destacarem o conteúdo violento divulgado por policiais em vários canais do YouTube. 

 A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro também foi notificada para prestar informações sobre os procedimentos adotados para efetivar os termos da Instrução Normativa nº 0234/2023 (sobre o controle de postagens em redes sociais). O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro foi oficiado para que, no prazo de 15 dias, manifeste se tem interesse em compor o polo ativo da ação civil pública.

Fonte: Agência Brasil. Foto: Divulgação.