HR Tech busca empresas brasileiras para Censo sobre diversidade

Diversidade é uma das seis tendências do Employee Experience para 2023, segundo relatório da Pin People com 400 mil respondentes

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Cada uma das pessoas que compõem uma empresa possui sua própria história de vida, expectativas, dificuldades e perspectivas, sendo necessário manter uma Organização Plural na qual a somatória de diferenças resulte em ideias, processos e estratégias mais criativas, inclusivas e competitivas. Além dos efeitos positivos na produtividade e qualidade das entregas, a pluralidade de pessoas é também positiva para a marca empregadora, visto que a inclusão da diversidade é algo cada vez mais cobrado socialmente.

“Essa preocupação com a experiência está refletida no aumento do cuidado com saúde mental, segurança psicológica, felicidade e bem-estar no trabalho, no incentivo à Diversidade, Equidade e Inclusão nas empresas e no fortalecimento de ações de Employee Experience”, afirma Isabella Botelho, cofundadora e CRO da Pin People.

A Pin People, uma plataforma de Gestão da Experiência do Colaborador e People Analytics, faz alguns estudos para compreender o mercado de trabalho e, pensando em apoiar a construção de ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos, decidiu lançar gratuitamente para o mercado o Censo de Diversidade — uma pesquisa exclusiva sobre o assunto, que inicia agora, em maio, e deve acontecer até o segundo semestre deste ano.

O Censo é destinado a empresas de qualquer segmento, com mais de 150 colaboradores e que tenham interesse em aplicar uma pesquisa com olhar para diversidade, equidade e inclusão. Todos os questionários da Pin People são elaborados pelo time de especialistas da empresa, composto por psicólogos organizacionais que são responsáveis pela construção da sua metodologia proprietária.

“Nosso principal objetivo é atrair empresas de diversas áreas, portes e regiões do país, a fim de construir um Censo completo que demonstre a realidade das organizações nas frentes de diversidade, equidade e inclusão”, explica Isabella Botelho.

As perguntas se estenderão à experiência dos funcionários e irão avaliar não apenas a diversidade nas empresas, mas também entender se há um senso de igualdade e se as pessoas se sentem incluídas e seguras no ambiente de trabalho. “Dessa forma, pretendemos obter resultados mais abrangentes e representativos sobre o impacto da Diversidade, Equidade e Inclusão na cultura organizacional e vice-versa. Além disso, a diversidade de empresas permite que a Pin People atenda melhor às necessidades e demandas de seus clientes, oferecendo soluções personalizadas e podendo adaptá-las à realidade de cada organização”, explica Luisa Aliboni, Coordenadora de People Science da startup.

Esta ação, idealizada pela Pin People, conta com o apoio da iigual, uma consultoria criada por Andrea Schwarz e Jaques Haber cujo objetivo é apoiar as empresas em suas iniciativas de diversidade e inclusão. A iigual entra neste projeto com o intuito de ser o parceiro estratégico para a implementação de ações de inclusão identificadas na pesquisa.

Metodologia – A concepção do Censo é inovadora e utiliza uma metodologia exclusiva da Pin People. A pesquisa foi desenvolvida com base em estudos científicos sobre Diversidade, Equidade e Inclusão, com o objetivo de promover valores fundamentais para uma sociedade mais justa e igualitária.

Insights – O questionário será uma ferramenta para criar um benchmark de diversidade no Brasil, permitindo que as empresas comparem seus resultados com outras organizações e tenham uma visão mais ampla desse cenário no país.

Ao participar do Censo, as empresas terão acesso à plataforma da Pin People, que oferece relatórios atualizados em tempo real, com diferentes opções de visualização e utiliza Inteligência Artificial para fornecer insights precisos e acionáveis. Essa plataforma pode ser um recurso valioso para ajudar as organizações a melhorarem sua diversidade e inclusão.

Se os clientes precisarem de ajuda para analisar os dados e planejar ações futuras, a Pin People também oferece a opção de contratar pesquisas mais profundas e uma análise mais detalhada realizada pelo time de ‘cientistas de pessoas’ da empresa.

A startup já disponibiliza sua pesquisa de Censo para o mercado e seus clientes. No entanto, neste momento, estão oferecendo a oportunidade de usá-la gratuitamente com o propósito de aumentar significativamente a participação de empresas na construção de um panorama de diversidade no mercado de trabalho do Brasil.

Foto: Divulgação.