Um grupo de pesquisa com cientistas da DeepMind, Sony, projeto Midjourney e da startup EquiLibre, anunciou nesta semana um sistema desenvolvido por inteligência artificial (IA) que é capaz de dominar vários jogos de tabuleiro, o Student of Games (SoG). O projeto foi testado no xadrez tradicional, jogo chinês Go, uma variante específica de pôquer e Scotland Yard.
Em todos os testes, o algoritmo apresentou nível com capacidade de derrotar campeões humanos e rivais robôs sem possuir conhecimento prévio das regras dos jogos, aprendendo tudo por observação ou tentativa-e-erro. Os pesquisadores reconhecem que, apesar de o sistema ser páreo para campeões humanos, ele ainda sai um pouco aquém da capacidade do projeto AlphaGo, o atual campeão cibernético de Go.
Segundo os cientistas, “Student of Games é um algoritmo de uso geral que unifica abordagens anteriores, combinando pesquisa guiada, aprendizagem de jogo autônomo e raciocínio teórico de jogos”, eles afirmam ainda que essa frente lúdica tem sido uma referência para o progresso da inteligência artificial.
Fonte: Agência O Globo.