Técnicos da Secretaria da Saúde do Ministério da Saúde em conjunto com gestores municipais definiram as estratégias para vacinar a população que está em abrigos, serão vacinados contra a influenza (gripe) bebês a partir de seis meses de idade. A meta é vacinar as pessoas que estão nos abrigos até 20 de maio.
Os municípios que necessitam de doses de vacina contra influenza irão receber os imunizantes a partir do fluxo logístico da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). Uma nota técnica do Ministério da Saúde irá orientar outras ações de vacinação contra hepatite A, tétano e raiva humana nas áreas atingidas pela enchente.
De acordo com a chefe da Seção de Imunizações da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Eliese Denardi Cesar, a ação tem como foco os abrigos, entretanto há alguns municípios que possuem doses que já estão aplicando a vacina em socorristas e voluntários também.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou em março no Rio Grande do Sul para os grupos prioritários e no início de maio foi ampliada para a população em geral com as doses remanescentes. A SES orienta tomar algumas medidas de prevenção de como evitar tocar olhos, nariz ou boca com as mãos após contato com superfícies, fazer a higiene das mãos com água e sabão após tossir ou espirrar, antes das refeições e após usar o banheiro.
Fonte: Governo RS. Foto: Divulgação.