Governo Federal cria Comitê para monitorar impacto social, ambiental e climático das atividades econômicas

O grupo reúne 27 entidades governamentais e é presidido pelo Ministério da Fazenda

Governo Federal cria Comitê para monitorar impacto social, ambiental e climático das atividades econômicas Governo Federal cria Comitê para monitorar impacto social, ambiental e climático das atividades econômicas

O Governo Federal publicou, esta semana, um decreto que institui o Comitê Interinstitucional da Taxonomia Sustentável Brasileira (CITSB), para desenvolver e acompanhar a introdução de um sistema de classificação de atividades, ativos e projetos alinhados à estratégia nacional à sustentabilidade. A ideia é construir uma metodologia para avaliar o impacto social, ambiental e climático das atividades econômicas.

Além disso, o CITSB deve propor formas de monitorar, verificar e relatar as atividades, buscando avançar no escopo da materialidade. Presidido pelo Ministério da Fazenda, o Comitê reúne 27 entidades governamentais, incluindo o Banco Central do Brasil (BCB), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), a Superintendência de Seguros Privados (Susep), entre outros. 

Segundo o Ministério da Fazenda, enfrentar a crise climática requer soluções compartilhadas em relação à sustentabilidade, conciliando objetivos econômicos, sociais, ambientais e climáticos. Deste modo, o CITSB promoverá o alinhamento das finanças aos objetivos de longo prazo do desenvolvimento sustentável: atingir justiça ambiental e climática com elevação da renda e redução das desigualdades.

Fonte: GOV. Foto: Divulgação.