O Governo federal e as principais plataformas digitais assinaram um protocolo de cooperação para combater fake news relacionadas ao desastre climático enfrentado pelo Rio Grande do Sul. Por meio da Advocacia Geral da União (AGU), o documento foi assinado por representantes das plataformas Meta, TikTok, Kwai, LinkedIn, Google e X.
O acordo permite que as plataformas tomem medidas em relação a conteúdos que violem a integridade das informações sobre a tragédia, conforme as especificidades dos seus produtos e serviços. É esperado que as plataformas digitais facilitem o acesso às informações oficiais atualizadas, fornecidas pelo governo, além da inclusão da temática nas checagens de informação feitas pela própria plataforma.
O texto ainda conta com a realização de reuniões, inclusive técnicas, o intercâmbio de conhecimentos e atualizações sobre ações sendo desenvolvidas para cumprir o protocolo. O acordo ocorre somente em regime de cooperação, neste caso não há a transferência de qualquer recurso financeiro ou doações entre as partes envolvidas.
Fonte: Terra. Foto: Divulgação.