O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e mais 16 estados entraram com um processo antitruste contra a Apple, acusando a fabricante do iPhone de práticas de monopólio por meio do seu smartphone, na última semana. A companhia perdeu US$ 113 bilhões em valor de mercado após a ação, valor correspondente a 4,9%.
De acordo com a ação judicial, registrada no Tribunal Distrital dos EUA, a Apple viola leis com práticas abusivas, que visam manter uma dependência dos clientes com o iPhone, tornando menos propensa a troca por dispositivos concorrentes. Além de impor restrições contratuais aos desenvolvedores.
O processo pede ao tribunal que pressione a Apple a interromper suas práticas atuais, conhecidas por conceder facilidades de acesso a seus próprios produtos e dificultando o acesso e compatibilidade a produtos concorrentes. “Se não for contestada, a Apple só continuará fortalecendo seu monopólio de smartphones”, comentou o procurador-geral Merrick Garland.
A Apple já foi investigada por órgãos antitruste na Europa, Japão e Coreia do Sul. Atualmente, encara um processo aberto pela Epic Games em 2020, que acusa a companhia de limitar a concorrência, dificultando a vida dos rivais na App Store. Além disso, enfrenta ainda a Lei de Mercados Digitais, que entrou em vigor este mês na União Europeia.
Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.