Governo do RS informa desligamento de equipamentos da Sefaz e Procergs

A medida foi tomada para preservar os dados contidos no sistema em meio ao avanço das águas nas enchentes em Porto Alegre

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O Governo do Rio Grande do Sul (RS) informou que a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs) aderiram ao desligamento de equipamentos, visando preservar a integridade de informações públicas, diante do avanço da água nas enchentes da capital gaúcha. 

Conforme comunicado, o serviço de autorização de documentos fiscais eletrônicos, atendido por meio da Sefaz-Virtual do RS, segue operando, tanto no Rio Grande do Sul quanto nos demais estados. A emissão de guias para pagamento do ICMS está indisponível por meio de sistemas da Receita Estadual (RE), assim como os canais de comunicação, serviços de solicitações de inscrições, baixas e alterações cadastrais. Neste momento, deve ser utilizada a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos (GNRE). 

A emissão de guias do IPVA e do ITCD, está impossibilitada, o pagamento deve ser feito posteriormente à volta da normalidade dos sistemas. O Emissor de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) e o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) também estão fora do ar, sendo assim, é recomendado o uso de outros programas emissores. 

“Sefaz e a Procergs estão tomando as medidas necessárias para evitar prejuízos aos contribuintes e seguem trabalhando para a retomada dos serviços, buscando preservar equipamentos e dados. Por enquanto, não há previsão para normalização”, divulgou o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

Fonte: rs.gov.br. Foto: Divulgação.