O Google decidiu não permitir a veiculação de anúncios políticos no Brasil nas eleições municipais de 2024, motivado pela atualização das regras para impulsionamento de propaganda eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A companhia considerou as medidas abrangentes demais e vai atualizar sua política de conteúdo do Google Ads, proibindo anúncios políticos.
A Justiça ordena que as plataformas digitais mantenham um repositório das propagandas “para acompanhamento, em tempo real, do conteúdo, dos valores, dos responsáveis pelo pagamento e das características dos grupos populacionais que compõem a audiência (perfilamento) da publicidade contratada”.
Além disso, deverá ser disponibilizada uma ferramenta de consultas que seja acessível e fácil de manejar, possibilitando buscas avançadas no dados do repositório a partir de palavras-chaves e nome dos anunciantes.
Conforme o TSE esse tipo de propaganda é toda aquela que “versar sobre eleições, partidos políticos, federações e coligações, cargos eletivos, pessoas detentoras de cargos eletivos, pessoas candidatas, propostas de governo, projetos de lei, exercício do direito ao voto e de outros direitos políticos ou matérias relacionadas ao processo eleitoral”.
Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.