O Google Cloud anunciou durante o Google Cloud Next ‘24, evento da divisão de nuvem do Google, a inclusão de recursos de inteligência artificial (IA) em ferramentas populares no dia a dia dos usuários da companhia. As novidades, que utilizam o Gemini 1.5 Pro, modelo de IA mais avançado da empresa, devem facilitar a vida de quem utiliza o Google Workspace .
No Google Meet, plataforma de reuniões online, foi adicionado o recurso “Traduza para mim”, capaz de detectar 69 idiomas diferentes e gerar legendas na conversa em tempo real, ele será lançado em junho. Já o “Faça notas por mim”, faz anotações automáticas de uma reunião e está disponível para assinantes do Google Workspace que pagarem uma assinatura adicional de US$10.
O Gmail será integrado com comandos de voz, permitindo que o usuário grave um áudio e o aplicativo transforme o conteúdo em um email e poderá converter rascunhos em mensagens prontas. Outra grande novidade, revelada pela gigante de tecnologia, é o Google Vids, sistema que cria e edita vídeos a partir de comandos simples.
O Google Vids é a primeira ferramenta do Google Workspace que já surge dentro da onda de inteligência artificial, ele funciona como um assistente que edita e produz vídeos, incluindo criação de trilha sonora e narração, estocagem de imagens e sugestão de cenas. O modelo deve ser disponibilizado em junho, em um primeiro momento apenas em inglês, e será integrado a sistemas como o Docs, Planilhas e Apresentações, para assinantes.
Segundo a vice-presidente e diretora geral do Google Workspace, Aparna Pappu, a companhia pretende disponibilizar o recurso para um público mais amplo futuramente. A bigtech apresentou ainda um outro lançamento, chamado Vertex AI Agent Builder, para possibilitar que as empresas desenvolvam os próprios assistentes virtuais de IA.
Fonte: Agência O Globo. Foto: Divulgação.