A Google anunciou recursos que utilizam inteligência artificial e ações conjuntas com autoridades brasileiras para ajudar o país no combate às recentes mudanças climáticas que estão causando aumento significativo da temperatura no planeta. O objetivo da empresa é conscientizar e nortear as pessoas para que elas tomem decisões melhores a respeito de sustentabilidade, principalmente a população das grandes metrópoles, que são as cidades que mais contribuem para a crise climática.
A iniciativa foi revelada durante o “Sustentabilidade com o Google – Cidades”, evento que ocorreu na última semana, em São Paulo. Uma das novidades divulgadas foi o Green Light, projeto para recomendar melhoria no fluxo do trânsito por meio da otimização dos semáforos, para isso são usados mecanismos de inteligência artificial e tendências observadas pelo Google Maps.
A plataforma coordena cruzamentos para criar “ondas de sinais verdes” e promete reduzir as emissões de carbono de veículos em até 30 milhões de viagens de carro por mês, as primeiras cidades contempladas serão Rio de Janeiro e Campinas. Outro recurso é o Alerta de Previsão de Inundações, que envia alertas detalhados sobre o nível das águas dos rios e previsões de cheias. A companhia também divulgou parceria com o Centro de Operações do Rio (COR-Rio), para identificar e medir as principais fontes de emissões de gases poluentes da cidade.
Fonte: Tecmundo. Foto: Divulgação.