O Google anunciou mudanças nos resultados de busca para dar mais destaque a sites de comparação e entrar em conformidade com as regras da União Europeia (UE), que buscam restringir o poder das grandes empresas de tecnologia. Além disso, a companhia adicionou novas ferramentas para que os desenvolvedores de apps promovam seus produtos em lojas de aplicativos rivais.
Em comunicado, a companhia disse que as alterações nos resultados de busca significam que grandes intermediários e agregadores receberão mais tráfego, enquanto hotéis, companhias aéreas, comerciantes e restaurantes receberão menos. Assim como o Google, bigtechs como Amazon, Apple, Microsoft, Meta e ainda outras, têm o prazo até 7 de março para se adequar à Lei dos Mercados Digitais da UE.
Em janeiro, o Google aplicou algumas das novidades para os usuários da Europa, e então, após feedbacks de órgãos de defesa da concorrência da União Europeia, de desenvolvedores de apps e do público, ajustou algumas delas. A empresa vai pedir consentimento dos usuários para que o Google compartilhe seus dados entre os produtos e serviços da companhia.
Outras mudanças permitirão que os desenvolvedores poderão usar sistemas de pagamento alternativos e não apenas o faturamento do Google Play. Esta semana, o Google vai lançar um software de portabilidade de dados na Europa, facilitando a transferência de dados para um aplicativo ou serviço de terceiros.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.