Com o objetivo de tornar o embarque de passageiros mais rápido, a Gol Linhas Aéreas lançou um sistema de reconhecimento facial. A novidade, apresentada na quarta-feira, dia 29, está em fase de testes no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro e é limitada a voos domésticos que utilizam somente o portão 34.
O novo recurso – desenvolvido pelo laboratório de inovação da Gol (GOLLabs), com base em uma tecnologia da FullFace Biometric Solutions – possibilita que a operação de reconhecimento do passageiro demore menos de um segundo, de acordo com a empresa. Pois, são analisados 1.024 pontos da face e a precisão é de 98%.
Para que o recolhimento seja realizado, o passageiro deve se posicionar em frente a um totem, em seguida o sistema compara a imagem capturada à da foto existente no cadastro do usuário. Entretanto, é necessário fazer um cadastro para que o embarque utilizando a biometria seja realizado.
O passageiro ainda precisará do cartão de embarque e outros documentos de identificação para para conseguir acesso à área de embarque do aeroporto e na entrada no avião.
Após encerrar a fase de testes, o sistema vai ser ampliado para outros aeroportos atendidos pela Gol.
Fonte: CanalTech. Foto: Ana Luiza Tieghi/ Folhapress.