Força Aérea Brasileira utiliza drone para auxiliar no mapeamento das vítimas de enchentes no RS

A aeronave é pilotada de forma remota e gerenciada por meio de um sistema de controle de solo

Força Aérea Brasileira utiliza drone para auxiliar no mapeamento das vítimas de enchentes no RS Força Aérea Brasileira utiliza drone para auxiliar no mapeamento das vítimas de enchentes no RS

A Força Aérea Brasileira (FAB) está utilizando o drone RQ-900 Hermes para auxiliar no resgate de vítimas das enchentes que estão acontecendo no Rio Grande do Sul. A aeronave, fabricada pela empresa israelense Elbit Systems, pertence à Base Aérea de Santa Maria (BASM) e é pilotada remotamente, o gerenciamento é feito de forma autônoma, através do sistema de controle de solo Hermes (GCS). 

O modelo é da classe multifunção, média altitude e longa resistência (MALE). Equipado com diversos sensores de alto desempenho, ele possibilita análises em tempo real das áreas expostas, auxiliando no mapeamento e modelagem, permitindo ainda a mensuração da população em risco na área de estudo. Ele conta com aviônicos modernos, como rádio de controle de tráfego aéreo (ATC), retransmissor de rádio e transponder de identificação de amigo ou inimigo (IFF).

O RQ-900 é capaz de atingir 9,1 mil metros, sua autonomia é de 36 horas e pode carregar até 350kg. O Brasil possui mais duas unidades do drone, o país assinou um acordo de aquisição com a AEL Sistemas, subsidiária local da Elbit Systems, em 2021. Conforme a FAB, o objetivo era aumentar a sua “capacidade operacional”, especialmente na tarefa de inteligência artificial, vigilância e reconhecimento. 

Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.