A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer, revelou que tem planos de desenvolver o primeiro protótipo de “carro voador” (eVTOL) em tamanho real, até o fim deste ano. A aeronave será montada em Taubaté, no interior de São Paulo e os primeiros testes devem ocorrer ainda em 2024.
O veículo de pouso de decolagem vertical (eVTOL) ainda não possui nome oficial, mas é referido como Eve 01. Segundo Daniel Moczydlower, presidente da Embraer-X, até o momento a Eve só tinha montado e colocado para voar o modelo de escala 1:3, espécie de drone gigante, agora sim será produzido o veículo de verdade, que será usado no futuro.
A companhia brasileira já recebeu quase 3 mil encomendas de seu eVTOL. A previsão da Eve é que o veículo comece a voar no Brasil a partir de 2026. Moczydlower acredita que o país tem grande capacidade na corrida do táxi aéreo, ele palestrou sobre isso durante a Web Summit, que aconteceu no Rio de Janeiro na última semana.
“Alguns países começaram antes do Brasil na corrida dos eVTOLs, mas eu ainda acho que com a combinação da Eve apoiada pela Embraer, que tem mais de 50 anos de experiência, e a competência técnica da Anac, o Brasil tem boas chances nessa corrida”, destacou o executivo.
Fonte: G1. Foto: Divulgação.