A PagBrasil, fintech gaúcha, vai lançar um recurso que permitirá estrangeiros utilizarem o sistema de pagamento instantâneo Pix para transações no Brasil, usando seu próprio banco ou wallet. O Pix Roaming é uma plataforma que será integrada a bancos e carteiras digitais estrangeiros, possibilitando ao consumidor utilizar a modalidade de pagamento.
O cliente estrangeiro utilizará o método de QRCode do Pix, mas dentro do sistema que ele já usa em seu país de origem, o valor cobrado em reais pelo estabelecimento é convertido automaticamente para a moeda do turista quando ele escanear o QRCode em seu app. Após a confirmação do pagamento, a PagBrasil liquida o valor (em reais) para o estabelecimento, utilizando os fundos em moeda estrangeira da própria carteira digital ou banco do pagador.
Ralf Germer, cofundador da PagBrasil, destacou que o câmbio é transparente para o consumidor, que vê na hora quanto está pagando em reais e o que equivale em sua moeda local. A fintech está em negociação com carteiras digitais e bancos da América Latina e América Central em uma primeira etapa de seu plano de negócios. O sistema está previsto para lançamento em junho, a PagBrasil espera faturar R$ 1 bilhão com a solução até o fim de 2025.