Endeavor Insight realiza levantamento sobre fundadores de unicórnios

Foram analisados 200 empreendedores e 80 variáveis

Endeavor Insight realiza levantamento sobre fundadores de unicórnios Endeavor Insight realiza levantamento sobre fundadores de unicórnios

A Endeavor Insight realizou um estudo de carreira de 200 empreendedores que estão por trás dos chamados unicórnios, startups em destaque, foram examinadas empresas melhor avaliadas de acordo com o valuation registrado pelo Pitchbook em dezembro de 2022 e analisadas 80 variáveis para identificar traços e experiências que os fundadores dos EUA têm em comum e incomum com os de outros países. As informações incluíam estudo formal, empregos anteriores e experiências empreendedoras. 

Entre as startups estudadas, nove são brasileiras, sendo elas: QuintoAndar, Creditas, Loft, Unico, CloudWalk, Loggi Olist, CargoX e Facily. Segundo o estudo, fundadores de unicórnios têm cerca de uma década de experiência profissional após a formação universitária, período em que constroem relacionamentos. Dos 97% que obtiveram diploma, somente um terço se formou em uma universidade de elite (integrante da lista QS World University Rankings). 

As principais áreas de formação são ciências e engenharia, ciência da computação, engenharia elétrica e matemática, apenas 19% se especializaram em negócios. Metade dos empreendedores analisados trabalhou em uma startup ou scale-up antes de abrir o próprio negócio e apenas 20% trabalharam em companhias consideradas de elite, como grandes empresas de consultoria, big techs e bancos de investimento de grande porte. 

O levantamento mostrou que fundadores de mercados emergentes conseguem escalar suas startups em menos tempo do que os norte-americanos, as empresas demoram em média cinco anos e meio para se tornarem relevantes, já as startups nos Estados Unidos levam mais de seis anos para conquistar o título de unicórnio. Grande parcela dos empreendedores (66%), tiveram experiências no exterior, seja estudando ou trabalhando. 

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Foto: Divulgação.