Um grupo de empresas gigantes de tecnologia anunciaram a assinatura de um acordo para evitar a interferência de conteúdos enganosos gerados por inteligência artificial (IA) nas eleições democráticas que vão acontecer este ano em diversas partes do mundo. O documento possui três páginas e foi assinado por companhias como Adobe, Amazon, Meta, Google, Microsoft, OpenAI, TikTok, entre outras.
Segundo comunicado, o tratado, divulgado em uma conferência de segurança em Munique, na Alemanha, prevê o trabalho colaborativo em ferramentas com o objetivo de detectar e abordar a distribuição online dos conteúdos de IA, conduzindo campanhas educacionais e fornecendo transparência e outras medidas.
“Todos reconhecem que não há uma única empresa de tecnologia, um único governo e uma única sociedade civil capaz de lidar de forma isolada com o advento desta tecnologia e seus possíveis usos nefastos”, destacou o presidente de assuntos globais da Meta, Nick Clegg.
O acordo não cita nenhum país, mas afirma que a preocupação é com mais de 40 países que terão eleições em 2024 e traz metas e princípios para mitigar riscos. No Brasil, a questão da inteligência artificial na campanha eleitoral deste ano deverá ser abordada em resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Fonte: Folha de São Paulo. Foto: Divulgação.