Empresas de tecnologia assinam acordo para evitar fake news de IA nas eleições

O documento foi assinado por empresas como Google, Microsoft, Meta, TikTok e Amazon

Empresas de tecnologia assinam acordo para evitar fake news de IA nas eleições Empresas de tecnologia assinam acordo para evitar fake news de IA nas eleições

Um grupo de empresas gigantes de tecnologia anunciaram a assinatura de um acordo para evitar a interferência de conteúdos enganosos gerados por inteligência artificial (IA) nas eleições democráticas que vão acontecer este ano em diversas partes do mundo. O documento possui três páginas e foi assinado por companhias como Adobe, Amazon, Meta, Google, Microsoft, OpenAI, TikTok, entre outras.

Segundo comunicado, o tratado, divulgado em uma conferência de segurança em Munique, na Alemanha, prevê o trabalho colaborativo em ferramentas com o objetivo de detectar e abordar a distribuição online dos conteúdos de IA, conduzindo campanhas educacionais e fornecendo transparência e outras medidas. 

“Todos reconhecem que não há uma única empresa de tecnologia, um único governo e uma única sociedade civil capaz de lidar de forma isolada com o advento desta tecnologia e seus possíveis usos nefastos”, destacou o presidente de assuntos globais da Meta, Nick Clegg. 

O acordo não cita nenhum país, mas afirma que a preocupação é com mais de 40 países que terão eleições em 2024 e traz metas e princípios para mitigar riscos. No Brasil, a questão da inteligência artificial na campanha eleitoral deste ano deverá ser abordada em resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

Fonte: Folha de São Paulo. Foto: Divulgação.