Elon Musk perde ação contra Centro de Combate ao Ódio Digital

A organização denunciou o aplicativo X por promover discursos de ódio e desinformação

Elon Musk perde ação contra Centro de Combate ao Ódio Digital Elon Musk perde ação contra Centro de Combate ao Ódio Digital

Elon Musk, dono do aplicativo X, perdeu a ação judicial que moveu contra o Centro de Combate ao Ódio Digital (CCHD), organização sem fins lucrativos, após o grupo acusar o bilionário de promover discursos de ódio em sua rede social. Conforme pesquisa realizada pelo Centro, o X falhou em agir contra 99% dos posts desse caráter, não só permitindo, como impulsionando publicações com conteúdos racistas, homofóbicos e outros. 

Musk alegou que a organização era contra a liberdade de expressão e estava difamando a plataforma. O juiz distrital de São Francisco, Charles Breyer, declarou que o bilionário moveu a ação contra o CCDH como forma de tentar punir e desencorajar críticos a divulgarem levantamentos sobre desinformação e discurso de ódio, o que levaria à diminuição de anunciantes no X. 

O diretor executivo e fundador do CCDH, destacou que espera que a decisão “incentive os investigadores de interesse público de todo o mundo a continuar, e inclusive intensificar, seu trabalho vital de fazer com que as empresas de redes sociais prestem contas pelo ódio e a desinformação que armazenam e o dano que causam”. Em nota, a rede social X informou que pretende recorrer. 

Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.