A Comissão Europeia abriu uma investigação formal para avaliar se a Meta, responsável pelas redes sociais Instagram e Facebook, violou a legislação relacionada à proteção a menores de idade na região. O órgão receia que as plataformas, possam levar crianças a comportamentos viciantes e investiga ainda o potencial de exposição a conteúdos extremistas nas redes sociais.
“Não estamos convencidos de que [Meta] tenha feito o suficiente para (…) mitigar os riscos de efeitos negativos na saúde física e mental dos jovens europeus em suas plataformas Facebook e Instagram”, informou o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton. A Comissão também se preocupa com os métodos de verificação de idade aplicados pela Meta.
A investigação provém da Lei dos Serviços Digitais, um dos pilares regulatórios de plataformas digitais no bloco europeu. A apuração é realizada com base em análise preliminar do relatório de avaliação de risco enviado pela empresa de tecnologia em setembro do ano passado, relatos publicamente disponíveis e avaliação da própria Comissão.
Fonte: O Globo. Foto: Divulgação.