Comissão dos EUA proíbe ligações geradas por inteligência artificial

A medida é uma forma de evitar chamadas indesejadas e desinformação eleitoral

Comissão dos EUA proíbe ligações geradas por inteligência artificial Comissão dos EUA proíbe ligações geradas por inteligência artificial

A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos proibiu chamadas telefônicas geradas por inteligência artificial generativa (IA), citando uma lei de três décadas, que tem como objetivo combater chamadas telefônicas indesejadas, ressaltando que chamadas de spam realizadas por IA também são ilegais.

A medida ocorre em meio a preocupações com desinformação eleitorais e fraudes ao consumidor facilitadas pela tecnologia, capaz de replicar vozes e imagens de políticos e celebridades. “Agentes mal-intencionados estão usando vozes geradas por IA em chamadas automáticas não solicitadas para extorquir familiares vulneráveis, imitar celebridades e desinformar os eleitores”, destaca a presidente da Comissão, Jessica Rosenworcel. 

Também houve um pedido da aprovação de legislação para proibir deep fakes de IA em anúncios políticos, todavia nenhum projeto foi para frente no Congresso. Deste modo, na falta de legislação federal, mais de 12 estados aprovaram leis restringindo o uso de inteligência artificial em anúncios políticos. 

Fonte: Folha de São Paulo/ The New York Times. Foto: Divulgação.