CIA está desenvolvendo tecnologia com IA para ajudar agentes e espiões

O projeto vai auxiliar principalmente na análise de grandes volumes de informação

CIA está desenvolvendo tecnologia com IA para ajudar agentes e espiões CIA está desenvolvendo tecnologia com IA para ajudar agentes e espiões

Um projeto do governo dos Estados Unidos vai desenvolver uma tecnologia de inteligência artificial (IA) para auxiliar espiões e agentes federais na análise de grandes volumes de informações públicas em busca de pistas e dados importantes.  Oficializado pelo diretor de iniciativas de código aberto da Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA, Randy Nixon, a ação prevê que apenas as agências de inteligência tenham acesso à tecnologia, com legisladores, políticos e o público geral ficando de fora da liberação.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre em que etapa está o projeto, mas segundo Nixon, as agências governamentais devem receber em breve a ferramenta e suas primeiras funções. O objetivo principal é tornar o desafio de big data em um obstáculo menor, permitindo que os usuários do recurso façam perguntas, solicitem sumários de informação ou respondam a contextos específicos. 

A única limitação do serviço, é o custo de servidores para armazenamento dos volumes de informações, que estão constantemente crescendo. Nixon afirmou que a nova IA vai usar apenas dados públicos, atendendo às leis americanas de privacidade, todavia, não se sabe como será protegido de agentes de ameaça, nem como serão tratadas as informações confidenciais que eventualmente se tornam públicas após vazamentos e ataques cibercriminosos. 

Fonte. Terra. Foto: Divulgação.