A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que obriga a chinesa ByteDance vender o Tiktok para uma empresa estadunidense, em caso contrário a plataforma será banida do país. A proposta foi tratada como uma questão de segurança nacional e ainda será debatida pelo Senado, a votação deve acontecer na próxima semana.
A medida, aprovada no sábado, dia 20, pontua que o app apresenta risco para dados pessoais dos cidadãos, visto que, os donos possuem vínculo com a China, políticos que votaram a favor do texto acreditam que as autoridades chinesas podem forçar a companhia a entregar dados de usuários dos EUA. As autoridades alegam ainda que a plataforma serve como um canal para propagar propaganda oficial da China.
O TikTok, por sua vez, negou as alegações. A proposta, que é uma versão alterada de um texto aprovado pela Câmara dos Deputados, foi vinculada a votação de um pacote maior que envolve auxílio financeiro para Ucrânia e Israel. Em caso de avanço da possível legislação no Senado, se tornando lei, o TikTok terá o prazo de até um ano para encontrar um comprador.
Fonte: O Globo. Foto: Divulgação.