O Banco Central (Bacen) divulgou em nota que antecipou a entrada do sistema de pagamentos PIX em funcionamento para o dia 5 de outubro. Pelo cronograma do Bacen, a primeira etapa do lançamento do PIX seria no dia 3 de novembro, mas a autoridade monetária decidiu antecipar para outubro. Nesta data, os clientes de bancos já poderão fazer registros de “chaves” – que vão substituir dados como número do banco, agência e conta – para recebimento de pagamentos pelo PIX.
Em nota, o Bacen afirma que “quem desejar receber um PIX de forma simples e prática deverá, a partir de outubro, acessar o aplicativo da instituição em que possui conta e fazer o registro da chave, vinculando o número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ àquela conta específica”.
Segundo a instituição, essas informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo Bacen, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT), um dos componentes do PIX. Conforme o Bacen, a fase de registro foi antecipada para outubro para que clientes e instituições financeiras tenham mais tempo para se familiarizar com o PIX. Todos os detalhes sobre o sistema serão publicados em agosto.
O PIX é um sistema de transferência de recursos que pode ser usado a qualquer hora e em qualquer dia. O pagador acessa o aplicativo onde tem conta e clica na opção pagamento instantâneo. Em seguida, define que será pagamento – e não recebimento – e digita a chave de identificação do recebedor, seja o celular, o CPF/CNPJ ou e-mail. Depois de digitar o valor e a senha, a transação é confirmada para as duas partes envolvidas.
Em caso de vendas, o vendedor pode possuir um QR Code, e a transação é feita com a câmera do smartphone, reduzindo ainda mais o uso de cartões bancários e o tempo para o serviço ser executado.
Fonte: Exame. Foto: Divulgação.