A Apple está concentrando esforços para desenvolver uma inteligência artificial (IA) generativa que leia a tela do celular e entenda elementos visuais e contexto, as informações foram reveladas pelo site Venture Beat. A tecnologia teria integração com a Siri e seria possível solicitar à assistente a realização de ações com informações contidas na tela.
O sistema Reference Resolution As Language Modeling (ReALM) utiliza grandes modelos de linguagem para converter informações contextuais da tela em texto, possibilitando a assistente do dispositivo descrever o que vê e conversar de forma coerente com o usuário. O recurso é crucial para promover uma verdadeira experiência de mãos-livres aos assistentes de voz.
Os resultados com o ReALM podem ultrapassar os do GPT-4, da OpenAI, todavia ainda apresentam limitações, como a dificuldade em distinguir várias imagens. Em fevereiro deste ano, Tim Cook, CEO da Apple, confirmou que a próxima atualização operacional de iPhones contará com integração à inteligência artificial.
Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.