Amazon anuncia parceria para trazer internet via satélite ao Brasil

Outros países como Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia também terão acesso ao serviço

Amazon anuncia parceria para trazer internet via satélite ao Brasil Amazon anuncia parceria para trazer internet via satélite ao Brasil

A Amazon anunciou nesta quinta-feira, dia 13, uma parceria com a empresa argentina de serviços de entretenimento digital Vrio, para trazer o Projeto Kuiper ao Brasil. A iniciativa busca fornecer banda larga rápida e confiável via satélite para regiões remotas e com difícil acesso à internet.  O serviço, concorrente da Starlink de Elon Musk, será disponibilizado também na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai.

A colaboração com a Vrio permitirá que a Amazon utilize  a infraestrutura de distribuição e os recursos locais da empresa argentina para implantar os serviços do Projeto Kuiper de forma eficiente. No Brasil, a Sky, serviços de banda larga, ficará responsável por oferecer conexão, enquanto a DirecTV Latin America será responsável pelos demais países do continente que participam do projeto.

O projeto Kuiper foi lançado em 2018, a Amazon visa criar uma constelação inicial com 3.236 satélites de baixa órbita terrestre, caracterizados por ficarem a cerca de 550 km da Terra e apresentarem maior velocidade que a rotação do planeta. Eles são projetados para fornecer internet de alta velocidade e baixa latência em escala global. A constelação de satélites do projeto está com previsão de lançamento do serviço comercial previsto para 2025. 

No Brasil, uma equipe já trabalha no serviço. A infraestrutura será formada por satélites interligados por links ópticos de alta velocidade, criando uma malha espacial conectada a uma rede terrestre de antenas e pontos de acesso à internet.  A ideia é que até o final de 2025, o Kuiper tenha mais de 1,5 mil pontos de venda e mais de 2 mil revendedores na América Latina. 

Fonte: Estadão. Foto: Divulgação.